terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Entrevista Renan Collodoro @10ktododia

Fala galera, hoje trago mais bate papo show de bola com meu amigo Renan que tem o perfil do IG @10ktododia, onde ele fala um pouco de como entrou no mundo das corridas, a rotina e também como será o próximo ano.

O que te trouxe ao mundo das corridas?

Pesava 95kg, ia a praia e não tirava a camiseta por vergonha, mesmo em casa tinha vergonha de andar sem camisa, resolvi que precisava fazer alguma coisa.
Fui ao Endocrinologista esperando alguma coisa milagrosa pra emagrecer, claro que isso não existia, mas a médica quis me receitar sibutramina.
Sou totalmente contra tomar remédio pra emagrecer, sempre fui, não acho que seria um emagrecimento saudável, perguntei se havia alguma outra forma, além da dieta, que não fosse remédio.
Ela disse que da forma que eu estava, sedentário, tomando 2 litros de refrigerante por dia e comendo todo tipo de besteira, que eu não duraria muito daquele jeito e me sugeriu, então, que eu começasse a correr.
Perguntei se aquilo era sério, ao que me confirmou, saí de lá meio atordoado com as informações dos exames e decidi que iria seguir a dica dela, naquele dia eu começaria a correr.
Fui direto do consultório ao shopping comprar um tênis, um shorts e uma camiseta pra correr, cheguei em casa decidido e fui pro parque.
Já queria chegar e correr 10km no primeiro dia, mas 500m depois dos meus primeiros passos correndo, não conseguia nem respirar mais. Voltei pra casa meio desiludido, mas não desmotivado.
Dia seguinte, voltando do trabalho, estava la no parque de novo, tentando e tentando dia após dia, por semanas consecutivas, até que eu percebi que não queria mais parar, que não tinha mais como parar.
Já tinha me viciado na corrida, ela já fazia parte dos meus dias, apesar do esforço, das dores, da chuva, do frio, eu não conseguia mais ficar sem correr.

 Conseguiu todos os objetivos de 2015?

Meu grande objetivo de 2015 era fazer a “Mizuno Uphill Marathon”, além de completar bem uma Maratona e uma Ultramaratona.
Eu sempre treinei sozinho, então eram objetivos um pouco complicados de realizar, ainda mais depois de ter desmaiado na Maratona de São Paulo em 2014, no km 35. Eu tinha por mim que faria novamente essa maratona em Maio de 2015. Treinei duro pra essa prova, mas estourei o joelho no km 15, corri 27k com dores muito fortes no joelho, mas não parei, como também não realizei meu primeiro objetivo do ano.
Resolvi, naquele dia, que precisava entrar em uma Assessoria e, a partir disso, as coisas mudaram. Treinei duro pra Uphill, apesar do tempo alto, de 5h15, cheguei lá em cima da Serra do Rio do Rastro rindo à toa, muito bem e em nenhum momento tive dores fortes o suficiente pra me tirarem da prova, muito menos pensamentos negativos. A Ultramaratona que escolhi foi a segunda etapa da Bertioga-Maresias, prova de 75km e completei a prova em 8h57m, mas com sobras no corpo e bem o suficiente pra correr para os braços da minha esposa e agradecer ela e meu pai por todo apoio em todos os PC’s da prova.

O que te motiva nas corridas?

Acho que todos os corredores tem a necessidade de se manter motivado, em alguns momentos, confesso, essa motivação escapa. Mas manter os desafios do ano bem estabelecidos, fazem com que a motivação nunca deixe de existir. Além disso, minha motivação vem de dentro, quero sempre me superar, se não for em tempo, que seja em distância, não só pelo fato de concluir a prova, mas pelo fato de em cada prova me conhecer melhor, testar os limites do meu corpo, ver até onde a minha cabeça pode chegar, até onde somos capazes de ir. Uma vez alguém me disse que só pensaria em desistir de um treino após se trocar, pois se a desculpa não for boa o suficiente, você já levantou da cama, já tomou café, já se trocou, não tem mais motivos pra não ir. Uso muito disso pra mim, mesmo treinando a noite, vou sempre pro local de treino, as vezes chego cansado, mas nunca consegui uma desculpa boa o suficiente que não fizesse eu dar o melhor de mim.

 Já está programando teu 2016?

Sim, meu ano já começa em 30/01, com a Travessia Torres Tramandaí, serão 81k de muita curtição. Além disso, ainda estou engasgado com a Maratona de São Paulo, com dois anos consecutivos me quebrando na prova, vou pela primeira vez na Maratona do Rio de Janeiro. Ainda existem algumas outras provas para o primeiro semestre, que preciso ver como encaixar, equipe competitiva na Volta a Ilha em Floripa, Desafio 28 Praias Solo, Revezamento Bertioga-Maresias Solo e, se tudo der certo, meu segundo semestre será totalmente focado na Maratona de NY.

 Qual a tua mensagem para os leitores?

Nunca faça nada pra provar algo pra alguém, a não ser que esse alguém seja você mesmo. A sua força, a sua garra vão te mostrar uma pessoa que jamais imaginou que seria. Independente da distância, independentemente do tempo, temos que ter a certeza que estamos fazendo aquilo porque é o que gostamos, nunca, em hipótese alguma, seremos obrigados a isso. A dor não vai deixar de existir, seja em uma corrida de 5k ou de 100k, a diferença é que você estará treinado para enfrentar essa dor, enfrentar todo o tipo de pensamento que surgirá. Você é capaz, acredite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário